domingo, 7 de fevereiro de 2016

Por uma paróquia melhor


Padre José Carlos PereiraAssessor do CCM (Centro Cultural Missionário) de Brasília/DF

Se não nos ajudarmos uns aos outros, não sermos mais generosos, mais solidários e pessoas mais amáveis umas com as outras, perdemos o sentido e a razão de ser Igreja
Seja a diferença que você quer na sua paróquia, pois desejamos que a paróquia seja melhor, renovada no seu ardor missionário, mas não nos esforçamos para sermos melhores e renovados no nosso ser Igreja, estamos no caminho errado. Como ter uma Igreja melhor, mais missionária, sem que a paróquia tenha agentes de pastorais melhores e mais missionários? Impossível! A paróquia só será melhor quando cada um fizer a sua parte e melhorar.


Como ter uma paróquia melhor, quando nem o zelador nós cumprimentamos? Como ter uma paróquia melhor quando sonegamos o dízimo, as doações e a partilha de nossos dons e talentos? Como querer uma paróquia melhor quando dentro dela nem sempre respeitamos os outros, como, por exemplo, não cedemos o lugar, não damos prioridade aos idosos, as pessoas com deficiência, as mulheres grávidas ou pessoas com criança no colo. Como querer uma paróquia melhor quando não devolvemos o que encontramos? Quando arranjamos desculpas para não ajudar num trabalho? Ou mesmo quando faltamos à missa por preguiça? Como querer uma paróquia melhor quando ainda nossas atitudes prejudicam a vida alheia, seja por fofocas ou outras formas de maldades?

Junto a isso vem à educação, a polidez, a elegância, a espiritualidade que faz a paróquia e o mundo ficarem melhores e mais bonitos a partir de nossos gestos e comportamentos tão simples:

Dizer um bom dia sincero e com um sorriso no rosto;
Ajudar alguém que precisa, mesmo que seja a subir escadas ou atravessar a rua, ou então abrir portas, no sentido literal e figurado, deixando que àqueles que estão atrás de nós passe a nossa frente;

1. Fale baixo e olhando nos olhos;
2. Ouça mais e fale menos;
3. Elogie mais e critique menos;
4. Destaque mais as qualidades do que os defeitos dos outros;
5. Seja educado, gentil, seja simplesmente mais humano.

Isso muitas vezes basta para a paróquia e o mundo serem melhores.
Não queira levar vantagem em tudo, nem ser melhor apenas por vaidade. Queira ser o melhor para tornar a paróquia e o mundo melhores, ou tornar as pessoas melhores. Isso é o que conta. O resto é vaidade e em nada contribui com a melhoria da paróquia e do mundo. Vaidade serve apenas para alimentar nossa arrogância e deixar a Igreja e o mundo mais feios, porque uma Igreja de pessoas arrogantes, em que uns se acham melhores do que os outros apenas para diminui-los, essa é uma Igreja feia e sem sentido.

De quem podemos esperar tais procedimentos? De nós mesmos. Se cada um fizer a sua parte, a paróquia será melhor e o mundo será melhor. Veja se você já está fazendo a sua parte! Se já está fazendo, você está contribuindo para a paróquia e o mundo serem melhores.

A razão de estarmos aqui, como Igreja, se justifica pelo convívio humano, pela solidariedade, pela ajuda mútua, pela comunidade que formamos em nossas paróquias. Se não nos ajudarmos uns aos outros, não sermos mais generosos, mais solidários e pessoas mais amáveis umas com as outras, perdemos o sentido e a razão de ser Igreja. Quem ainda não entendeu isso, não entendeu o seu batismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário