Pe. José
Eduardo
Na verdade,
esta data nada tem de arbitrária. Antes, possui profundas raízes bíblicas, e é
ancorada na tradição da Igreja.
Como fazemos
para estabelecer o dia do nascimento de Jesus?
A contagem dos
dias começa pelo anúncio do nascimento de São João Batista. A Bíblia diz:
"Nos
tempos de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote por nome Zacarias, da
classe de ABIAS; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel. Ora,
exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, NA ORDEM DA SUA
CLASSE, coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os sacerdotes,
entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume" (Lc 1,5.8-9).
Pois bem,
mas quando era o turno da classe de Abias?
No Primeiro
Livro de Crônicas (1Cr 24,1-7.19), está estabelecida a ordem das 24 classes
sacerdotais. Cada uma das classes deveria servir duas vezes ao ano, por uma
semana, de sábado a sábado.
A ordem
sorteada e imutável foi a seguinte:
1a.) Joiarib,
2a.) Jedei, 3a.) Harim, 4a.) Seorim, 5a.) Melquia, 6a.) Maimã, 7a.) Acos, 8a.)
ABIAS, 9a.) Jesua, 10o.) Sequenia, 11a.) Eliasib, 12a.) Jacim, 13a.) Hofa,
14a.) Isbaab, 15a.) Belga, 16a.) Emer, 17a.) Hezir, 18a.) Afses, 19a.) Fetéia,
20a.) Ezequiel, 21a.) Jaquim, 22a.) Gamul, 23a.) Dalaiau, 24a.) Maziau.
Alguns irmãos
se apegam a esta ordem, alegando que não corresponde a uma possibilidade de que
o Natal fosse em dezembro, pois o ano religioso judaico, começando por volta de
março, daria ao oitavo turno, provavelmente, o final do mês de junho, começo do
mês de julho. Daí, fazendo os cálculos, Jesus teria nascido em finais de
setembro, inícios de outubro, pela festa dos Tabernáculos.
CONTUDO,
ninguém se pergunta se a ordem dos turnos, nos tempos de Cristo, estava
estabelecida exatamente assim. A pergunta é razoável, pois, desde os tempos da
construção do Templo, o culto já havia sido interrompido diversas vezes, e um
descompasso entre os turnos e o calendário poderia ter-se dado.
E, por
incrível que pareça, foi isto mesmo que aconteceu.
Uma
especialista francesa, Annie Jaubert, escreveu um artigo intitulado Le
calendrier des Jubilées et de la secte de Qumran. Ses origines bibliques, in
Vetus Testamentum, Suppl. 3 (1953) pp. 250-264, em que estudou o calendário do
Livro dos Jubileus, um apócrifo hebraico muito importante, do final do século
II a.C. Como muitos fragmentos desse calendário foram encontrados entre os
escritos de Qumram, vê-se que ele estava em uso nos tempos de Jesus. Este
calendário, também, é solar, e não dava os nomes dos meses, mas apenas seu
número de sucessão.
E a mesma
estudiosa publicou outros artigos importantes sobre isso. Veja-se o verbete
Calendario di Qumran, in Enciclopedia della Bibbia 2 (1969) pp. 35- 38; e uma
célebre monografia, La date de la Cène,Calendrier biblique et liturgie
chrétienne, Études Bibliques, Paris 1957.
Por outro lado,
o especialista Shemarjahu Talmon, da Universidade Hebraica de Jerusalém,
trabalhou sobre os escritos de Qumram e sobre o calendário do Livro dos
Jubileus, e CONSEGUIU PRECISAR A ORDEM SEMANAL DOS 24 TURNOS. Os resultados
desta pesquisa então no artigo The Calendar Reckoning of the Sect from the
Judean Desert. Aspects of the Dead Sea Scrolls, in Scripta Hierosolymitana,
vol. IV, Jerusalém 1958, pp. 162-199.
Na lista que o
Prof. Talmon reconstruiu, o turno de ABIAS (Ab-Jah), prescrita duas vezes por
ano, acontecia assim: 1) a primeira vez, de 8 a 14 do terceiro mês do
calendário, e 2) a segunda vez de 24 a 30 do oitavo mês do calendário. Ora,
segundo o calendário solar (não o lunar, como o atual calendário judeu), esta
segunda vez se data assim. (Sobre estes estudos, veja-se o artigo de Tommaso
Federici, "25 dicembre, una data storica", in "30 giorni"
[11/2000]).
O segundo
turno de abias correspondia aos dias de 24 a 30 de setembro.
Portanto,
quando São Lucas recolhe esta indicação, sendo ele um atencioso narrador da
história, nos dá a possibilidade de reconstruir a data histórica do nascimento
de Jesus.
Agora,
resta-nos fazer as contas.
O anúncio do
nascimento de São João Batista seria no dia 24 de setembro (no calendário
ortodoxo, esta festa se celebra no dia 23 de setembro, mesmo dia de São Pio de
Pietrelcina). NOTE-SE QUE ESTA FESTA É MUITO ANTIGA NA TRADIÇÃO DA IGREJA
ORIENTAL.
Portanto, seis
meses depois, seria o anúncio a Nossa Senhora, no dia 25 de março (festa
litúrgica da ANUNCIAÇÃO).
Três meses
depois, o nascimento de São João Batista (dia 24 de junho, festa litúrgica do
seu natal).
E seis meses
depois, 25 de dezembro, o nascimento de Jesus (Solenidade do Natal do Senhor).
Portanto, essas
teorias de que o Natal surgiu para cristianizar a festa pagã do "SOL
INVICTO", do solstício de verão etc., não passam de banais conjecturas.
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