terça-feira, 12 de novembro de 2019

Por que eu deveria ouvir o que a Biblia diz sobre o casamento, se é tão humilhante para as mulheres?

Padre Luiz Augusto


Todas as vezes que ouço o versículo bíblico que diz: “as mulheres estejam sujeitas aos seus maridos”, o cabelo da minha nuca se arrepia. Por que eu deveria ouvir o que a Bíblia diz sobre o casamento se é tão humilhante para as mulheres?

O versículo a que você se refere é o Ef 5,22. Se ele faz o cabelo da sua nuca se arrepiar, eu entendo sua reação. Por quê? Por que você provavelmente acha que essa passagem significa algo como: "esposas são capachos que devem submeter-se à dominação de seus maridos". Se é isso que você acha que significa, então eu me preocuparia se o cabelo da sua nuca não se arrepiasse.

Porém, isso não é o que esse versículo significa. Quando vemos esse versículo no contexto da passagem completa (Ef 5,21-33), esse contexto inverte o significado dessa interpretação típica. Infelizmente, logo que as pessoas ouvem esse versículo elas descartam o resto do que São Paulo diz. Embora devamos admitir que alguns homens ao longo da história usaram esse versículo bíblico para justificar seu desejo decaído de dominar as mulheres, São Paulo não está de maneira alguma justificando essa atitude.

Ele sabe que esse desejo é fruto do pecado (Gn 3,16), e é por isso que nessa passagem ele está, na verdade, reconstruindo o plano original de Deus anterior ao pecado. Ele assim o faz ao mostrar o que o casamento significava no princípio. O casamento destinava-se a prefigurar o matrimônio de Cristo e da Igreja. São Paulo apenas extrai as implicações dessa analogia. Ele começa por convidar tanto os maridos quanto as mulheres a se sujeitarem uns aos outros "no temor de Cristo" (v. 21) —no temor do "grande mistério" do qual os cônjuges participam como imagem da união de Cristo com a Igreja. Na analogia o marido representa Cristo e a esposa representa a Igreja. Portanto ele diz que, como a Igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres devem estar sujeitas a seus maridos (ver v. 24).

Uma outra tradução usa a palavra submissão. Eu gosto de explicar essa palavra da seguinte maneira: sub significa "sob" e missão significa "ser enviado com autoridade para realizar um serviço específico". As esposas, então, são chamadas a se colocarem "sob" a "missão" de seus maridos.

E qual é a missão do marido? "Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela". E como foi que Cristo amou a Igreja? Ele morreu por ela. Cristo disse que veio "não para ser servido, mas para servir" e para entregar sua vida por sua Esposa (Mt 20,28).

O que significa então, que uma esposa se "submeta" ao seu marido? Significa deixar que o marido lhe preste serviço.
Colocar-se sob a missão dele de amá-la como Cristo amou a Igreja. Como São João Paulo II disse: "'a 'submissão' da mulher ao marido, entendida no contexto do trecho completo da Epístola aos Efésios, significa, sobretudo, 'provar o amor'. Tanto mais que esta `submissão' se refere à imagem da submissão da Igreja a Cristo, que certamente consiste em provar o Seu amor". Qual mulher não gostaria de receber esse tipo de amor do seu marido? Qual mulher não iria querer sujeitar-se ao seu marido, se ele levar realmente a sério sua missão de amá-la como Cristo amou a Igreja?

Frequentemente são os maridos que querem que suas esposas vivam de acordo com essa passagem. Eu penso que somos nós, homens, que devemos viver de acordo com ela primeiro.

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