segunda-feira, 25 de abril de 2016

O silêncio e a luz de Deus


Padre Paulo M. Ramalho

Uma das verdades mais importantes da nossa vida é que Deus fala conosco.
E por que Deus fala conosco? Porque Ele é nosso Pai, nosso criador, e sendo esse Pai tão bom quer dar a vida por nós e nos conduzir à máxima felicidade. Desta forma Ele quer conversar conosco o dia inteiro para guiar os nossos passos.

Há, porém, um requisito importantíssimo para ouvi-lo: o silêncio.


Isto me faz pensar o que aconteceu com uma pessoa que eu atendo há mais de quatro anos e que me permitiu que eu contasse essa história, sem contar o seu nome, é lógico. Sempre insisti com ela, como faço com todos, que dedicasse um tempo diário a falar com Deus. Sugeri para ela que utilizasse um texto de um sacerdote que sou fã e que escreve um texto diário de reflexão baseado nas leituras da missa.

Um determinado dia ela chegou para a direção espiritual e me disse:
- "Padre Paulo, eu estou mudada!" Aí eu perguntei:
- "Para melhor ou para pior?". Ela me respondeu:
- "Para melhor, é claro"!
- "Ah, que bom"!
- "Lembra que o senhor sempre me disse para dedicar um tempo diário a falar com Deus? Pois é, desde a última vez que falamos, decidi fazer isso. E foi impressionante!!! Nessa conversa com Deus, fazendo silêncio, comecei a ouvir a sua voz, comecei a ter a sua Luz.
- "Nossa, que bacana!" E o que você ouviu?
- "Por exemplo, lembra aquela situação no escritório, aquele clima pesado com os sócios que sempre comentei com o senhor? Pois bem, conversando com Deus, fazendo silêncio, Deus me iluminou de uma maneira muito clara que eu devia me posicionar com eles, dizer o que pensava sobre alguns assuntos, a minha forma de pensar. Eu já tinha pensado nisso antes, mas nunca tive coragem de faz}e-lo e nunca ficou tão claro que era o que devia fazer. Mas como Deus me mostrou isso, passado uns dias, surgiu uma oportunidade e consegui pela primeira vez me posicionar como deveria. Foi uma maravilha. Foi como se uma laje pesada saísse das minhas costas. E a reação dos sócios foi incrivelmente boa, inesperada.
- "Nossa, que maravilha! Está vendo como Deus fala, como Deus nos ilumina e quer nos conduzir nos mínimos detalhes!"
- "Pois é, agora que estou experimentando isso na minha vida. E tem mais, não foi só isso. Lembra que o senhor sempre me disse que Deus está do meu lado o dia inteiro? Pois então, agora, conversando com Deus e fazendo silêncio na minha alma, esta ideia entrou a fundo no meu coração. Agora lá no escritório, além de tudo, me sinto dentro de uma redoma junto com Deus. Nada de ruim está me afetando. E Deus me iluminou também com relação ao meu namoro. Pedi luzes para Ele para saber se continuava com a pessoa que estava namorando. Dois dias depois peguei uma mentira enorme e terminei na mesma hora. Logo em seguida apareceu um rapaz muito bom!"
- "Nossa, fantástico!"
- "Pois é, Padre Paulo, eu nunca mais vou deixar de conversar com Deus e buscar um pouco de silêncio para ouvir a sua voz. Deus é maravilhoso e agora que estou experimentando isso".

Desde que esta moça contou essa história para mim, pensei na mesma hora que devia escrever uma mensagem para animar todas as pessoas a conversarem com Deus.
Vivemos num mundo de correria onde não se para um minuto para uma reflexão. E, no entanto, o silêncio, a reflexão, é vital para a nossa alma!!!

Sem este silêncio, sem esta conversa com Deus, vamos sozinhos na vida, cometendo erros, pisando em terreno pantanoso, seguindo uma rota tortuosa etc. Com o silêncio, com a luz de Deus, todos os nossos passos serão firmes e seguros e nos darão uma profunda paz, uma felicidade sem igual e nos conduzirão a um porto maravilhoso. Que mais queremos?

Façamos o propósito de reservar quinze minutos diários para conversar com Deus e nossa vida mudará da água para o vinho. Experimentem!!! Vale a pena!!!
Uma santa semana a todos!

------------------------------------------------------------------------------------------
Padre Paulo M. Ramalho - Sacerdote ordenado em 1993. Cursou o ensino médio no colégio Dante Alighieri. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce. Atende direção espiritual na igreja Divino Salvador, Vila Olímpia, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário